Festival de Cinema Acessível KIDS

O Festival de Cinema Acessível, que movimentou a cena cultural do Estado no ano passado, teve nova etapa no segundo semestre de 2016 em Porto Alegre. Os filmes, também sucessos de bilheteria no cinema Brasileiro, contam com as três tecnologias que os tornam acessíveis: audiodescrição, janelas de Libras e legendas explicativas.
Os filmes são exibidos com os três recursos de forma simultânea, permitindo que pessoas cegas, com baixa visão, deficiência auditiva, surdas e até sem nenhuma deficiência assistam às obras na mesma sessão de cinema – que permite a troca de experiências através de um ambiente que valoriza as diferenças.
O Festival é o primeiro no país com acessibilidade plena e aconteceu no período de 08 de julho a 19 de agosto de 2016.

 

No início pensávamos que o Festival era uma grande oportunidade para as pessoas com deficiência irem ao cinema, mas agora já demos um passo adiante e estamos em uma fase de conscientização de toda a sociedade. Está ocorrendo o que costumo chamar de inclusão “ao contrário”. Ou seja, pessoas que não tem deficiência estão se aproximando desse universo, percebendo a necessidade de uma mudança cultural e de eventos que contemplem os recursos de acessibilidade – avalia Schames.

Sid Schames - Sócio Diretor do Som da Luz

As exibições foram realizadas na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa  de Cultura  Mário  Quintana,  em  Porto  Alegre, com entrada gratuita.

Os títulos apresentados foram:

  • Se Eu Fosse Você
  • Tropa de Elite 2
  • O Palhaço