Festival de Cinema Acessível KIDS

Este é o primeiro festival de cinema do país em que pessoas com e sem deficiência podem assistir, na mesma sessão, a clássicos do cinema nacional. Todas as obras contam com audiodescrição, legendas e língua brasileira de sinais de forma simultânea. Esses recursos permitem o acesso de pessoas cegas, com baixa visão, surdas e com deficiência auditiva ao conteúdo integral dos filmes.

Foram envolvidos no processo de execução do projeto mais de vinte profissionais, entre roteiristas, narradores, consultores em audiodescrição, intérpretes de Libras, cinegrafistas, produtores culturais, curadores, técnicos de áudio e de estúdio, comunicadores e profissionais de legendagem.

A demanda por acessibilidade nas produções cinematográficas é grande. Nós do Som da Luz comprovamos que cinema pode e deve ser um espaço para todos.

O Festival de Cinema Acessível, com acessibilidade plena, é uma realização do Estúdio Som da Luz através de Lei Rouanet e aconteceu em maio, junho e julho de 2015.

As pessoas com deficiência ainda são pouco lembradas enquanto público-alvo de obras fílmicas. Queremos romper com essa ideia e mostrar que cinema é lugar de todos!

Está na hora de todos os envolvidos na cadeia produtiva do cinema perceberem que acessibilidade é fundamental.

Sid Schames - Sócio Diretor do Som da Luz

As exibições foram realizadas na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa  de Cultura  Mário  Quintana,  em  Porto  Alegre, com entrada gratuita.

Os títulos apresentados foram:

  • O Tempo e o Vento
  • O Homem que Copiava
  • Saneamento Básico, o Filme
  • Dois Filhos de Francisco